Patrícia Brás
Psicóloga Clínica
Crianças e Adolescentes
«Desde cedo que escolhi a profissão de psicóloga, com uma tendência natural para ajudar e apoiar o outro, e um olhar observador sobre o que me rodeia. A intervenção com crianças e adolescentes é uma área pela qual me apaixonei, e à qual me dedico, pelo interesse em todos os processos de desenvolvimento e crescimento e por tudo o que tenho aprendido ao longo da minha carreira com estes “pequenos”. A par desta intervenção, a dedicação e o interesse pelos temas da parentalidade também surgiram muito cedo, despertados ainda mais, pelo trabalho desenvolvido com as crianças e os adolescentes. A psicologia é para mim uma profissão de constante aprendizagem, um grande e bom desafio, com o envolvimento e a dedicação do psicólogo enquanto profissional e pessoa.»
Formação
- Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica Familiar e Comunitária (FPUL);
- Formação Profissional de Avaliação e Intervenção Psicológica com crianças e adolescentes – perturbações de ansiedade (CeFIPsi);
- Formação Profissional de Avaliação e Intervenção Psicológica com crianças e adolescentes – PHDA (CeFIPsi);
- Formação Profissional de Avaliação e Intervenção Psicológica com crianças e adolescentes – intervenção em situações de luto (CeFIPsi);
- Formação Profissional sobre intervenção em crise em contexto escolar (CeFIPsi) ;
- Formação Profissional sobre ludoterapia (CeFIPsi);
- Formação Profissional de Intervenção Psicológica em Dificuldades de Aprendizagem (PsiformReconstruir);
- Formação Profissional de Intervenção com Crianças e Jovens em risco (OPP);
- Formação Profissional Intervenção Psicológica com pessoas LGBTQI+ (OPP).
Experiência profissional
- Consultas de avaliação e acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes (contexto escolar e contexto privado);
- Intervenção ao nível da Aprendizagem SocioEmocional (promoção de competências socioemocionais) com grupos de alunos desde os 8 aos 18 anos de idade;
- Intervenção com grupos de crianças/jovens, no âmbito do apoio às transições escolares;
- Experiência em educação e formação parental;
- Dinamização de ações de sensibilização com grupos de crianças e jovens, sobre várias temáticas;
- Formação a grupos específicos (pais e encarregados de educação; professores e assistentes operacionais;
- Experiência de articulação com entidades de contexto educativo e com entidades como CPCJ ;
- Investigação e publicação de artigos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Aprendizagem SocioEmocional, Bullying e Cyberbullying, Transições escolares e Clima escolar;
- Participação em Congressos, nacionais e internacionais, com comunicações apresentadas.
Membro
- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Nº 9811
- Membro da ISPA (International School Psychology Association)