Psicologia Perinatal – Gravidez e Pós-Parto

A maternidade pode ser uma etapa bastante gratificante. No entanto, não raras vezes, a Mulher, vive a gravidez e/ou o pós-parto, com grandes preocupações, sentindo-se menos bem consigo e com o seu bebé. Medos, expetativas, contradições emocionais, com o novo papel prestes a exercer, são mais comuns do que se pensa! Ter um bebé é uma enorme revolução na vida de uma família! Por mais que a gravidez seja planeada e desejada, o nascimento de um filho provoca enormes alterações na dinâmica familiar.

A par e passo com as alterações fisiológicas que se vão dando ao longo dos trimestres de gravidez, também ocorrem várias alterações do ponto de vista emocional … Numa fase inicial, imediatamente após o nascimento do bebé, as mulheres passam por uma fase de grande labilidade emocional, apelidada de Blues Pós-Parto ou Baby Blues. Caracteriza-se por um estado de elevada sensibilidade emocional… a mulher pode sentir-se muito feliz, como logo a seguir, extremamente insegura, ansiosa e infeliz!

Se esta fase se mantém por um período superior a 15 dias, após o nascimento do bebé, pode desenvolver-se uma depressão pós-parto. Este tipo de desorganização emocional pode interferir com a capacidade para cuidar do bebé, por isso, é extremamente importante que se tenha ajuda imediata.

Como o nome indica, é uma desorganização emocional típica do pós-parto e é muito mais comum do que possa imaginar.

Alguns sinais e sintomas da Depressão Pós-Parto:

  • Falta ou excesso de interesse no bebé;
  • Sentimentos negativos para com o bebé;
  • Falta de interesse em si própria;
  • Perda de prazer;
  • Falta de energia e motivação;
  • Sentimentos de inutilidade e culpa;
  • Alterações no apetite ou peso;
  • Dormir mais ou menos do que o habitual;
  • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

A depressão pós-parto surge normalmente pouco depois do nascimento do bebé e desenvolve-se num período de vários meses, no entanto, também pode surgir repentinamente, e em algumas mulheres os primeiros sinais só aparecem após vários meses de terem dado à luz.

Procure ajuda profissional se sente que se encontra a passar por uma situação semelhante. Para além de algumas estratégias para lidar com algumas das dificuldades típicas de um pós-parto, é extremamente importante cuidar de si e da sua saúde mental.

Quanto mais cuidar da sua saúde emocional, a par e passo com o seu bem-estar físico, melhor se sentirá. Simples mudanças no estilo de vida podem ajudar bastante a sentir-se melhor! Nós acreditamos que podemos ajudar. Acredite também.