Aprender através do Corpo – “No próximo ano o meu filho entra no 1º ciclo. Será que está preparado?”

WORKSHOP

30 de janeiro 2021
10:30h – 12:30h

Sara Duarte, Psicomotricista

info@acredita.pt

Workshop para pais, cuidadores e educadores

Atualmente são cada vez mais comuns os casos de crianças que chegam à idade escolar e que não apresentam os chamados pré-requisitos, ou seja, as competências que estão na base das aprendizagens académicas.

Quando a criança não desenvolve um conjunto de competências como a consciência do corpo, a orientação espacial e temporal, a lateralidade, a perceção visual, a coordenação visuomotora, entre outras, terá mais dificuldades na aprendizagem e consolidação de conceitos, da leitura, da escrita e da matemática. Por outro lado, estas dificuldades podem fazer com que a criança se sinta triste, pouco competente e frustrada, e desenvolva uma baixa autoestima e autoconfiança.

Percebemos então que a estimulação destas competências na idade pré-escolar são fundamentais para que o seu filho seja mais capaz de aprender na escola e se sinta mais feliz e realizado.

O papel da Psicomotricidade no trabalho com crianças em idade pré-escolar é a promoção de competências pré-académicas que são cruciais para a entrada no 1º ciclo, de modo a assegurar uma base sólida para que essa transição seja sentida como segura e tranquila.

O que vamos aprender?

Este workshop tem como objetivo geral explorar essas competências pré-académicas com exemplos e atividades práticas que permitam aos pais e educadores estimularem as diferentes áreas de desenvolvimento da criança.

Programa do workshop:

  • “A brincar eu aprendo”: importância do brincar no desenvolvimento das competências de base para a aprendizagem
  • Quais as competências de base que a criança deve desenvolver para uma sólida aprendizagem académica?
  • Como estimular as competências de base para a aprendizagem académica?

Não vai quer perder esta oportunidade! Inscreva-se agora!

Quem vai dinamizar a formação?

Sara Duarte, é Psicomotricista e acredita que todas as crianças e jovens são especiais. Encontrou na Psicomotricidade um vasto leque de intervenção ao nível do desenvolvimento global da criança – psicomotor, emocional, cognitivo e social, atuando sobre o comportamento e potenciando os processos de aprendizagem através do corpo.

Tem licenciatura e mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e diversas formações no âmbito das necessidades educativas especiais e da saúde mental infantil e juvenil. Experiência profissional em intervenção psicomotora em serviços hospitalares de pedopsiquiatria, em contexto escolar e clínica. Pode obter mais informação em:

Informação a colocar no email de inscrição: idades das crianças de que é pai, cuidador ou educador  e caso venha através de uma parceira indicar qual.