Disortografia e Disgrafia

Disortografia

A Disortografia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que resulta de uma condição neurológica. Afeta a forma como o cérebro processa a linguagem escrita, manifestando-se na dificuldade de produção escrita e traduzindo-se nas dificuldades de elaboração de textos escritos e de aplicação das regras fonológicas e ortográficas das palavras. A disortografia poderá estar associada à dislexia, no entanto, poderá existir disortografia sem dislexia (dificuldade no processo de leitura).

Sinais de Alerta

  • Dificuldades na escrita, na fase de iniciação e ou de desenvolvimento;
  • Dificuldade na correspondência do som à letra;
  • Dificuldade na rechamada de palavras;
  • Utilização de vocabulário restrito;
  • Frases com palavras unidas ou separadas;
  • Palavras com letras ou sílabas repetidas, ou colocadas antes ou depois do lugar correto;
  • Omissão ou adição de letras e sílabas (ex: porta – pota; macaco – maca; pneu – peneu);
  • Ligação ou separação de palavras ou sílabas (às vezes – àsvezes; amigo – a migo);
  • Confusão de letras com sons próximos ou com desenho equivalente;
  • Presença de muitos erros ortográficos e sintáticos;
  • Presença de erros de concordância em género e número ou tempo verbal;
  • Desrespeito de regras gráficas (uso da cedilha, do hífen, traços, letra maiúscula) ou de translineação;
  • Dificuldade no uso adequado de regras de pontuação;
  • Dificuldade em exprimir as suas ideias;
  • Dificuldade na organização das ideias no texto para elaboração de composição;

Disgrafia

A Disgrafia, tal como a Disortografia, é uma dificuldade específica de aprendizagem que resulta de uma condição neurológica e que afeta a forma como o cérebro processa o ato motor da escrita. A disgrafia poderá estar associada à disortografia, no entanto, poderá existir disgrafia sem disortografia (dificuldade no processo da escrita).

Sinais de Alerta

  • Caligrafia, irregular na forma, proporcionalidade e/ou oscilações de orientação, no espaçamento entre letras e palavras (afastamento excessivo ou sobreposições);
  • O movimento de pinça pode ser inadequado e a pressão exagerada ou leve.

Uma vez que as Dificuldades Especificas de Aprendizagem têm implicações negativas em várias áreas  (e.g. escolar, familiar, social, emocional)  é essencial que na presença de sinais de alerta se recorra a uma ajuda especializada para fazer o despiste e, se necessário, intervir.

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