Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica da Criança e do Adolescente

Avaliação neuropsicológica da criança e do adolescente é o processo de exploração e identificação das relações entre a atividade cerebral, a cognição e o comportamento, tendo em conta a etapa desenvolvimentista e contextual onde o individuo se posiciona.

É o processo de avaliação compreensiva baseado na análise funcional dos processos neurocognitivos, como atenção, perceção, memória, pensamento, linguagem, funções executivas e cognição social, assim como nos seus impactos na funcionalidade e atividade psicológica e comportamental da criança ou adolescente.

Entende-se que as alterações cognitivas, comportamentais e emocionais variam em função da natureza, extensão e localização da lesão cerebral, sendo influenciadas pela idade, gênero, condições físicas e contexto psicossocial de desenvolvimento.

Face às suspeitas de problemas escolares, adaptação e comportamento, a avaliação neuropsicológica é indicada para ajudar a despistar causas neurológicas subjacentes às dificuldades da criança e adolescente.

A avaliação neuropsicológica realiza-se fundamentalmente através de uma entrevista clínica detalhada, aplicação de tarefas e/ou questionários validados e observação, resultando na elaboração de um relatório. Nesse relatório são descritas as valências e dificuldades encontradas. Pode também ser descrito em termos gerais o plano de reabilitação neuropsicológico.

Em crianças e adolescentes, a avaliação neuropsicológica está recomendada nos seguintes quadros clínicos, mas não se encontra restrita aos mesmos:

  • Hiperatividade com e sem défice de atenção;
  • Autismo e Asperger;
  • Dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia);
  • Impulsividade e problemas de comportamento;
  • Défice intelectual;
  • Atraso de desenvolvimento;
  • Tiques ou Tourette;
  • Neurocirurgia e/ou tumor infantil;
  • Epilepsia;
  • Alterações metabólicas, genéticas e/ou endócrinas;
  • Infeções do sistema nervoso (encefalites e meningites);
  • Hidrocefalia;
  • Reabilitação Neuropsicológica.

A reabilitação neuropsicológica é o processo em que se procura intervir concretamente nas dificuldades neurocognitivas e comportamentais em crianças e adolescentes com comprometimento cerebral.

Enquadrada nos resultados provenientes da avaliação neuropsicológica prévia, a reabilitação neuropsicológica posiciona-se no interior da esfera da capacidade real e a zona de desenvolvimento potencial da criança e adolescente. Assim, procura-se não só consolidar as capacidades já adquiridas, mas também propiciar o contexto para o surgimento de novas capacidades, por forma a assegurar a normalização da sua trajetória de desenvolvimento.

Tipicamente procura-se assegurar a autonomia e socialização, estimular e/ou reabilitar as funções neurocognitivas, promover o desenvolvimento de competências e elaborar um plano e projeto de vida enquadrado nas características da criança e adolescente.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica em Adultos e Idosos

Avaliação neuropsicológica do adulto e do idoso é o processo de exploração e identificação das relações entre a atividade cerebral, a cognição e o comportamento, tendo em conta as características individuais e a etapa de vida.

É o processo de avaliação compreensiva baseado na análise funcional dos processos neurocognitivos, como atenção, perceção, memória, pensamento, linguagem, funções executivas e cognição social, assim como nos seus impactos na funcionalidade e atividade psicológica e comportamental do adulto e do idoso.
Entende-se que as alterações cognitivas, comportamentais e emocionais variam em função da natureza, extensão e localização da lesão cerebral, sendo influenciadas pela idade, gênero, condições físicas, profissão e contexto psicossocial.

Existe a necessidade de diferenciar as alterações neurocognitivas face ao processo de envelhecimento normal, em contraste com as alterações neurocognitivas do envelhecimento patológico. Assim, face às suspeitas de perda de capacidade e funcionalidade no dia-a-dia, avaliação neuropsicológica é indicada para o apoio no despiste de causas neurológicas subjacentes às dificuldades emergentes.

A avaliação neuropsicológica em adultos e idosos pode adquirir o formato de avaliação breve de rastreio das funções neurocognitivas. Pode também seguir um formato mais extenso e padronizado constituindo-se fundamentalmente através de uma entrevista clínica detalhada, aplicação de tarefas e/ou questionários validados e observação, resultando na elaboração de um relatório. No relatório são descritas as valências e dificuldades encontradas. Pode também ser descrito em termos gerais o plano de reabilitação neuropsicológico.

No que diz respeito ao adulto e idoso, a avaliação neuropsicológica está recomendada nos seguintes quadros clínicos, mas não se encontra restrita aos mesmos:

  • Acidente Vascular Cerebral (Isquémico e/ou hemorrágico);
  • Traumatismos Crânio-encefálicos;
  • Demências (Alzheimer, Frontotemporal, Vascular, Parkinson, Corpos de Levy);
  • Alterações de humor e personalidade;
  • Défice Cognitivo Ligeiro;
  • Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Alterações metabólicas, genéticas e/ou endócrinas;
  • Dificuldades de atenção, pensamento e memória;
  • Défices neuropsicológicos por consumo de substâncias;
  • Dificuldades de sono;
  • Tumores cerebrais e infeções do sistema nervoso;
  • Reabilitação Neuropsicológica.

A reabilitação neuropsicológica é o processo em que se procura intervir concretamente nas dificuldades neurocognitivas e comportamentais em adultos e idosos com comprometimento cerebral.

Enquadrada nos resultados provenientes da avaliação neuropsicológica prévia, a reabilitação neuropsicológica posiciona-se no interior da esfera da capacidade real e a zona de potencial do adulto e/ou idoso. Assim, procura-se não só consolidar as capacidades adquiridas, mas também propiciar o contexto de recuperação, estimulação, compensação ou treino de capacidades neurocognitivas e assegurar a normalização da sua funcionalidade e atividades da vida diária.

Fundamentalmente, em função das particularidades de cada caso procura-se que o adulto e/ou idoso se torne progressivamente autónomo, capaz e funcional no sentido de encontrar o seu equilíbrio e bem-estar psicológico necessário para reencontrar o seu sentido de vida.

Agende a sua Avaliação Neuropsicológica

Agende sua avaliação e obtenha um diagnóstico preciso para definir o melhor plano de tratamento. Contacte-nos pelos nossos números de contacto 911 062 865 e 911 994 404 ou preencha o seguinte formulário:

Consultas