O que é a Orientação Vocacional?
A orientação Vocacional e Profissional consiste numa intervenção que pretende dar resposta às dúvidas dos jovens e adultos relativamente ao rumo da sua carreira académica ou profissional.
O que se faz num programa de orientação vocacional?
É realizada uma avaliação e reflexão que permite analisar os interesses do aluno – as suas motivações – e as suas aptidões – aquilo que aprende mais facilmente. No final deste processo é apresentado um perfil e é construído em conjunto com o aluno um projecto académico ou profissional adequado ao seu perfil vocacional.
Porque é que devo realizar um programa de orientação vocacional?
Há vários momentos da vida de uma pessoa em que podem surgir indecisões quanto ao caminho a seguir no que à área académica ou profissional diz respeito, portanto é sempre um bom momento para procurar esta ajuda.
No entanto, se te estás a aproximar do final do 3º ciclo – 9º ano – é particularmente importante porque é a primeira vez que terás de decidir sobre o teu futuro profissional. É essencial que tenhas noção de todas as opções que existem e qual delas é a mais indicada para o teu perfil.
Se estás a chegar ao fim do ensino secundário – 12º ano – também podes ter algumas dúvidas sobre que especialidade profissional escolher e, por isso, a orientação vocacional pode ajudar-te a perceber que oportunidades de formação e cursos existem para que realizes um desenvolvimento da carreira mais adequado aos teus interesses e aptidões.
Como podem os pais participar neste processo de orientação vocacional?
Os pais têm um papel influente na construção dos projectos de vida dos filhos e estes valorizam o seu envolvimento. Trata-se de uma fase da vida dos jovens em que o planeamento vocacional está ligado à construção da sua identidade e, por isso, os pais devem contribuir com um apoio informado, criando um espaço de diálogo e transmitindo a ideia de que é necessário explorar o mundo que os rodeia.
Mesmo quando já estão numa fase de desenvolvimento mais amadurecida e com uma visão mais realista acerca de si e do que os rodeia, é fundamental que os pais apoiem os filhos a perspectivarem o seu percurso de vida de uma forma flexível e aberta à mudança.
Não te esqueças que a construção do teu futuro depende das tuas vivências e escolhas do presente.