Diagnóstico atempado da Terapia da Fala
Este artigo tem como objetivo falar da importância do rastreio em Terapia da Fala e como pode ser importante o diagnóstico atempado, nomeadamente nas crianças que frequentam o pré-escolar.
Mas não podia iniciar este artigo sem antes dar a conhecer a definição do Terapeuta da Fala de uma forma simples.
Quem é o Terapeuta da Fala?
O Terapeuta da Fala, é o responsável por prevenir, avaliar, intervir e estudar as perturbações da comunicação humana.
A sua atuação engloba não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Este intervém, ainda ao nível da deglutição.
O Terapeuta da Fala intervém em todos os ciclos de vida, desempenhando as suas funções de forma direta com o indivíduo que tem alguma redução de funcionalidade na comunicação e/ou deglutição, bem como forma indireta.
O que é o rastreio em terapia da fala?
O rastreio em terapia da fala é uma avaliação rápida e eficaz que permite identificar possíveis alterações de comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala.
A realização de rastreios insere-se no âmbito da prevenção em terapia da fala.
Qual é a importância dos rastreios em terapia da fala?
O rastreio em terapia da fala é importante porque ajuda a identificação precoce de possíveis alterações de comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala. A identificação precoce destas possíveis alterações permite uma avaliação mais detalhada e assim um diagnóstico atempado com início de um plano de intervenção individualizado.
Nos últimos anos, temos visto um elevado número de crianças com alterações de linguagem oral e fala e que somente são identificadas após a entrada na escola, por diversas razões, mas a principal é por considerarem que não faz sentido ir a um rastreio de terapia da fala porque “é muito pequenina/o” ou “isso passa” ou ainda “quando entrar na escola logo se vê”, quero com este artigo consciencializar e eliminar esses pensamentos, é importante avaliar a linguagem das crianças principalmente numa época em que estão expostas a tanta tecnologia, onde preferem estar em casa com televisão, telemóvel, computador e o simples jogo simbólico é perdido, e a comunicação é inexistente.
Ao ser observada num rastreio, uma criança com dificuldade na linguagem pode ser facilmente identificada e iniciar uma intervenção o mais imediata possível, de modo a minimizar as possíveis consequências dessas alterações / dificuldades ao nível da leitura e da escrita, e assim apresentar um prognóstico mais favorável
e ter uma entrada no primeiro ciclo sem dificuldade.
O que se segue após a realização de um rastreio em terapia da fala?
Após a realização do rastreio, os pais são informados do resultado obtido durante a sessão e posteriormente através de um relatório básico de rastreio.
Podemos ter várias situações, tal como:
✓ a criança não apresentar sinais de alteração;
✓ a criança apresentar ligeiras dificuldades e aqui por vezes, são dadas estratégias aos pais com o compromisso de ser feito um novo rastreio após algum tempo de implementação das estratégias dadas;
✓ A criança apresentar dificuldades que necessitam de uma avaliação mais detalhada e posteriormente acompanhamento em terapia da fala.
A realização de um rastreio em terapia da fala constitui, sem dúvida, uma mais valia para o despiste precoce de possíveis dificuldades que uma criança possa apresentar, podendo evitar, no futuro, problemas noutras áreas em que essas dificuldades se irão refletir.
Não espere pela entrada no primeiro ciclo para fazer um rastreio em terapia da fala ao seu filho.
- Quando é que devo de procurar um Terapeuta da Fala?
- tem mais de 2 anos e ainda não fala
- tem dificuldade em interagir com os outros
- tem dificuldade em se fazer perceber
- troca sons (na fala) ou letras (na escrita)
- tem dificuldade em compreender os outros
- fala muito alto e fica rouco com frequência
- tem problemas de audição e na fala
- tem/teve uma alteração craniofacial (p.e. fenda labiopalatina) que trouxe consequências ao nível da fala e/ou deglutição
- está a fazer tratamento ortodôntico e precisa de treinar a fala e/ou a motricidade oral
- está impedido de falar e precisa de outra forma de comunicação temporária ou definitiva
Bibliografia
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2020), Dicionário Terminológico de Terapia da Fala. Papa-Letras
APTF (Associação Portuguesa de Terapia da Fala)