–  Joana Marques– Psicóloga Educacional

–  Sábado, 24 de outbro de 2020 / 10h30-13h00 

–  Local: Escola Secundária de Miraflores  (Av. Gen. Norton de Matos 23 A, 1495-148 Algés)

–  Inscrições: conversaspais@gmail.com / 963941968

–  Valor de Participação: 10 euros parceiros; 15 euros restante comunidade

–  Limitado a 20 pessoas por workshop

–  Informações e inscrições: conversaspais@gmail.com / 963941968

–  Validação de Inscrição: A inscrição será válida após pagamento, fazendo  transferência para o IBAN PT50 0035 0044 00048891431 37 (Associação de Pais EB1/JI Alto de Algés) e envio de comprovativo para o email: conversaspais@gmail.com

Workshop para pais, cuidadores e educadores

Quando chega o momento de estudar para os testes, todos lá em casa entram em stress! Pô-los a estudar é um drama! Mas calma, nós vamos mostrar-lhe como dar a volta ao texto!

Quer que o seu filho estude mas não sabe como incentivá-lo? Quer orientá-lo mas não faz ideia por onde começar? Sem stress! Vamos dar-lhe dicas e estratégias para que o seu filho comece a estudar sozinho, de forma organizada e claro, com resultados diretos nos seus desempenhos!

Este workshop de 2h30 é um excelente momento para os pais descobrirem ferramentas essenciais sobre técnicas e métodos de estudo. Vamos, de uma forma muito prática, partilhar consigo dicas e materiais para ajudar o seu filho a organizar todos os momentos de trabalho e estudo, assim como estratégias para que permaneçam atentos durante as tarefas escolares e, finalmente, como elaborar os tão desejados resumos. A não perder!

O que vamos aprender?

O workshop tem como objetivo geral capacitar os pais de ferramentas e estratégias que orientem o estudo dos seus filhos, de forma a promoverem técnicas e métodos de estudo eficazes. Ao longo das 2h30 vamos explorar estratégias para os pais serem capazes de ajudar os seus filhos a organizarem o local de estudo, os materiais e as matérias, iremos disponibilizar ferramentas para gerir o tempo de estudo, planear as tarefas escolares, o estudo diário e a época de testes. Por fim, vamos olhar para uma estratégia de estudo específica: a construção de resumos de qualidade.

Quem vai dinamizar esta formação?

Joana Marques, formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), realizou o seu Mestrado em Psicologia da Educação e da Orientação. Desde então tem trabalhado nas áreas das Dificuldades de Aprendizagem, Técnicas e Métodos de estudo e da Orientação Vocacional. Realizou diversos trabalhos de investigação, no seio do grupo PEAAR (Programa de Estudos na Aprendizagem Autorregulada, na FPUL), alguns deles em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da autorregulação da aprendizagem que, trocando por miúdos, é qualquer coisa como, capacitar as crianças e jovens a serem mais autónomos e comprometidos com as suas aprendizagens. Psicóloga de formação e profissão, sempre acreditou que o dinamismo, a criatividade e alguma irreverência poderiam ser ingredientes preciosos para o trabalho com crianças, jovens e pais. Não existe uma receita única, uma linha reta no que toca ao processo de crescimento e mudança, por isso mesmo, ser dinâmico e flexível nas suas abordagens, criativo nas soluções que propõe e conseguir pensar fora da caixa, pode ajudar (e muito!) a alcançar as mudanças que queremos ver em nós e, consequentemente, nas nossas vidas. Pode obter mais informações em:

https://acredita.pt/equipa/joana-marques/

 

Informação a colocar no email de inscrição: idades das crianças e ou adolescentes de que é pai, cuidador ou educador  e caso venha através de uma parceira indicar qual

Nota: Antes de fazer o pagamento agradecemos que verifique se há vaga pelo email: conversaspais@gmail.com

Parcerias para este Ciclo de Workshops: Acredita-Psicologia e Desenvolvimento; Associação de Pais EB1/JI Alto de Algés; Associação Antigos Alunos Eslav; Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 Armando Guerreiro e do Jardim de Infância José Martins; Minigolfe Clube de Portugal; Centro Comunitário de Linda-a-Velha e Astro Stuart Hóquei Clube de Massamá.