Público Alvo: grávidas

Horário: 10h30 às 12h00

Datas:  17 e 24 de junho ;  1, 8, 17 e 22 de julho

Dinamizadoras: Dra Patrícia Tavares- Psicóloga Clínica  e  Dra Sara Duarte-Psicomotricista

Preço: 15 euros por sessão.

Inscrições até dia 14 de junho.

Inscrições através de: 96 394 1968 ou info@acredita.pt

 

Se está Grávida e sente uma ansiedade excessiva que lhe provoca sofrimento e quer aprender a regular as emoções, então este Clube é para si!

A ansiedade associada à emoção do medo, é natural e tem uma função protetora e de garantir a nossa sobrevivência. No entanto, quando em excesso, pode causar sofrimento e colocar em causa o nosso bem-estar físico, emocional e psicológico.

Na fase da Gravidez, também é natural e recorrente que a ansiedade surja. Preocupações, pensamentos com carácter negativo, repetitivo e persistente, medos que poderão estar associados a diversas situações, tais como, às diferentes fases da Gravidez e do desenvolvimento do bebé, às alterações físicas e emocionais da mãe, às questões relacionadas com o parto e ao novo papel e expectativas de se ser mãe. Quando estes pensamentos se tornam recorrentes, provocam alterações emocionais na mãe, podendo despoletar um estado emocional de ansiedade permanente e um sofrimento associado para a mãe e bebé e, desta forma, viver esta fase da vida, de uma forma menos tranquila e serena do que gostaria.

A ansiedade expressa-se também através de sinais corporais como a respiração acelerada, uma tensão muscular constante, uma maior agitação corporal que impede que consiga relaxar e descontrair com facilidade. Sabemos que as emoções influenciam o corpo, da mesma forma que ao atuar sobre estes sinais corporais conseguimos diminuir o estado de ansiedade.

Cada sessão será constituída por exercícios de consciência corporal que irão proporcionar a oportunidade de experienciar diferentes formas de focar a sua atenção em si, no seu corpo e no seu bebé.

 

Plano e Datas:

Serão 6 sessões de partilhas e aprendizagem com uma elevada componente prática, que irão permitir que experiencie diferentes estratégias para regular os estados de ansiedade nesta fase da sua vida.

As sessões decorrem semanalmente, às quartas-feiras*, das 10h30 às 12h00.
*Exceto a 5ª sessão que irá decorrer à sexta-feira neste mesmo horário.

1ª sessão (17 de junho): Compreender a Ansiedade para a saber gerir. Reconhecer o ciclo vicioso da ansiedade. Identificar momentos críticos do estado de ansiedade e estratégias utilizadas para lidar com esse estado. Exercícios práticos.

2ª sessão (24 de junho): Ansiedade: Onde me leva o pensamento? Mitos e crenças da gravidez. Identificar os pensamentos repetitivos e distorcidos. Como pensar de forma mais adequada e saudável? Exercícios práticos.

3ª sessão (01 de julho): Ansiedade: Ouvindo as emoções. Associar emoções aos pensamentos. Identificar consequências da supressão das emoções e estratégias emocionais para gerir a ansiedade. Exercícios práticos.

4ª sessão (08 de julho): Ansiedade: Sentindo o Corpo. Relacionar estados emocionais com sinais do corpo. Relaxamento corporal. Exercícios práticos.

5ª sessão (17 de julho): Ansiedade: Comportamentos para a Mudança. Identificar e explorar comportamentos mais adequados e saudáveis a adotar. Exercícios práticos.

6ª sessão (22 de julho): Ao fazer eu Aprendo. Consolidar as estratégias abordadas ao longo das sessões através de exercícios práticos, promovendo a autonomia e o reforço dos recursos próprios das participantes. Questões e reflexões.

As sessões são online, através de videoconferência.

Quando nasce um Bebé, nasce uma Mãe!

Cuide de si! Ao cuidar de si está também a cuidar do seu bebé!

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrícia Tavares

Psicóloga Clínica e Psicopedago

Saber mais:  https://acredita.pt/patricia-tavares/

 

 

 

 

 

 

 

Sara Duarte

Psicomotricista

Saber mais: https://acredita.pt/equipa/sara-duarte/

 

Inscrições

A inscrição pode ser feita através dos seguintes contactos:
– 96 394 1968
– info@acredita.pt