Público Alvo: jovens com idades entre os 14 e 18 anos, inclusive.

Horário: segundas- feiras, das 18h30 às 19h30

Datas:  1, 8, 15, 22 e 29 de junho 6 de julho

Dinamizadoras: Dra Cristina González – Psicóloga Clínica  e  Dra Mónica da Mata – Médica de Saúde Mental infanto-juvenil

Preço: 12.50 euros por sessão.

Inscrições através de : 96 394 1968 ou info@acredita.pt

 

No Clube Online Vencer a Ansiedade dirigido a adolescentes vamos organizar 6 sessões por videoconferência, ao longo das quais os jovens vão aprender, com a ajuda de muitos exercícios práticos, a gerir a ansiedade e os medos excessivos.

O formato em pequenos grupos (4 a 6 elementos) é um facilitador da mudança, pois vai permitir que cada participante conheça outros jovens com dificuldades semelhantes, o que lhe dará uma motivação extra para, com o apoio das terapeutas e dos restantes jovens, construir novas competências e estratégias eficazes para regular e lidar com a  sua ansiedade.

A dimensão reduzida do grupo vai permitir, ainda, manter o foco nas dificuldades específicas de cada jovem, respeitando-se a sua individualidade e singularidade.

Vem aprender a pôr a ansiedade no seu lugar

Todos os seres humanos, desde os mais pequenos aos mais graúdos, em determinados contextos e momentos sentem ansiedade (e.g. antes de uma avaliação, perante situações de mudança e de incerteza). No geral, a ansiedade e o medo são emoções adaptativas e têm uma função protetora, ajudando-nos  a lidar com situações inesperadas e ameaçadoras.

Contudo, quando a ansiedade é excessiva, frequente, desproporcional à situação e causadora de elevado sofrimento pode-se tornar num verdadeiro pesadelo.

Há muitos jovens que sofrem com esta ansiedade excessiva. A sua mente é invadida por um conjunto de pensamentos pessimistas e catastróficos, com enfoque nos aspetos negativos das situações, como por exemplo: “Vai correr mal”, “Estou em perigo”, “Não consigo parar de me preocupar”, “Vou falhar”, “Vão-se rir de mim”.

Com pensamentos deste tipo e com imagens mentais de fracasso e de perigo, começam a ficar muito preocupados e a sentir-se extremamente ansiosos. O corpo pode ser assaltado por sensações desagradáveis e intensas, tais como: tensão muscular, boca seca, aperto no peito, as pernas a parecer que não respondem, o rosto a corar, o coração a sair do peito, suores ou mãos e pés frios, “borboletas no estômago”, náuseas, alterações gastrointestinais, tonturas, a voz que parece que não sai, dificuldades na respiração, insónias…

Como estes jovens não sabem como lidar com esta ansiedade excessiva, acabam por usar estratégias de evitamento que os leva a ficarem prisioneiros dos seus medos. Podem, por exemplo, evitar um conjunto de situações ou pessoas, deixar de sair e de estar com os amigos e evitar experimentar fazer coisas novas. O medo, por vezes, torna-se tão intenso que controla a vida destes jovens, impedindo-os de fazer as coisas de que gostam e de viver plenamente.

Criámos este Clube Online Vencer a Ansiedade para todos os jovens (entre os 14 e 18 anos) que sentem uma ansiedade que lhes causa sofrimento, que os paralisa, uma ansiedade que cresce dentro deles e se alimenta dos pensamentos negativos e os impede de fazer o que gostam.

Neste clube o jovem não se sentirá sozinho, estará ele e outros participantes com dificuldades idênticas. Com a ajuda das terapeutas, os jovens vão aprender a acalmar-se e a gerir esta ansiedade. Até pode parecer uma missão impossível, mas não é. Acredita!

Vamos ajudar a pôr a ansiedade no seu lugar! Em conjunto vamos construir estratégias para que cada jovem se empodere e vença os seus medos e inseguranças. Vão existir desafios, exercícios práticos, vídeos, jogos e muito mais…Vai ser divertido, mas acima de tudo, vão aprender a crescer regulando a ansiedade e os medos.

Ajudem-nos a ajudar-vos! Não deixem escapar esta oportunidade!

Plano e Datas

Serão 6 semanas de muitas aprendizagens com uma elevada componente prática.

As sessões decorrem semanalmente às segundas-feiras entre as 18h30 e as 19h30.

Calendário das sessões:

1ª sessão (1 de junho): Aprender sobre a ansiedade. Distinguir o medo protetor  do medo excessivo. Componente prática de exploração pessoal de experiências relacionadas com a ansiedade.

2ª sessão (8 de junho): Reconhecer a ansiedade no corpo e na mente. Identificar o que sentimos a nível psicológico e físico, os sinais verbais e não-verbais do medo.

3ª sessão (15 de junho): Reconhecer o que pensamos quando nos sentimos ansiosos. Identificar os pensamentos que causam ansiedade e aprender a confrontá-los. Desenvolvimento de competências para resolução de problemas, com antecipação de resultados mais ajustados a cada situação.

4ª  sessão (22 de junho): Estratégias para lidar com a ansiedade excessiva. Exercícios de relaxamento corporal e respiração. Prática de situações causadoras de ansiedade pela exposição em imaginação e prática dos exercícios ensinados.

5ª sessão (29 de junho): Introdução da auto-avaliação e auto-reforço. Aprender a fazer a auto-avaliação das situações e a importância do auto-reforço.

6ª sessão (6 de julho): Da teoria à prática. Revisão das competências adquiridas. Reflectir sobre a importância de praticar no dia a dia as estratégias pensadas em conjunto.

As sessões são online, através de videoconferência.

Dinamizadoras

 

 

Cristina González 

Psicóloga Clínica 

Para obter mais informações:

https://acredita.pt/equipa/cristina-gonzalez/

 

 

 

 

 

Mónica da Mata

Médica de Saúde Mental infanto-juvenil

Para obter mais informações:

https://acredita.pt/equipa/monica-mata/

 

 

 

Inscrições

A inscrição pode ser feita através dos seguintes contactos:
– 96 394 1968
– info@acredita.pt