Trauma é a resposta emocional a um acontecimento profundamente perturbador, que influencia negativamente o sentimento de segurança e bem-estar de um indivíduo, bem como a sua capacidade de funcionar como habitualmente.

A vivência de uma situação traumática é tanto física (fisiológica), como psicológica e emocional e está intimamente ligada ao instinto de sobrevivência do ser humano, pelo que reacções de  choque, negação e até confusão são naturais no momento imediatamente a seguir a este tipo de experiência. No entanto, algumas pessoas podem sentir dificuldade em gerir essa experiência a longo prazo, resultando num conjunto de sintomas (e.g. ansiedade, insónias, memórias intrusivas constantes, desregulação emocional, estados de pânico, choro incontrolável, tensões musculares, dores de cabeça, náuseas) que interferem directamente com a qualidade de vida.

Na criança, a experiência traumática afecta o seu sentimento de segurança e bem estar, revivendo de forma constante a mesma experiência e aumentando a dificuldade de gerir as emoções associadas a esta.

Os sintomas mais frequentes podem passar por alterações drásticas no comportamento,  sentimento constante de insegurança, dificuldade em relacionar-se, dificuldade em controlar impulsos, dificuldade em confiar, descontrolo emocional, baixa auto-estima, entre outros, podendo mesmo chegar à ideação suicida.

Quando o trauma impede a criança ou o adulto de viver a vida na sua plenitude é aconselhável recorrer a apoio especializado que ajude a encontrar novas estratégias de gerir emoções e elaborar toda a experiência de forma construtiva.

Nós acreditamos que o podemos ajudar. Acredite também!

Últimos artigos

Emoções na Infância – Como Ajudar o Seu Filho – Crónica Revista Vip

Isabel Cardoso Costa Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta- Adultos, Crianças e Adolescentes  

A brincar o mundo pula e avança – Uma visão da Pedopsiquiatria

“Aquilo que há em nós de criativo é infantil, ou vem da infância, é aquilo que fica vivo da infância, […]

Agitação Psicomotora ou Hiperactividade, o que é? A visão da Psicomotricidade

O corpo que não pára.   Nos últimos anos tem sido cada vez mais frequente falar-se de crianças com hiperatividade […]