De uma forma geral, podemos definir personalidade como um conjunto de traços que estruturam a pessoa ao longo da sua vida e que influenciam o comportamento, a vivência de relações e a forma como lida com a vida no geral. A personalidade de cada pessoa é única e traduz-se na sua relação com o mundo, na sua forma de pensar, agir e sentir.

Então, se cada pessoa tem uma personalidade única como pode ser diagnosticada uma perturbação de personalidade?

Quando esses traços de personalidade apresentam um padrão duradouro e estável de rigidez e inflexibilidade que se traduz em relações, pensamentos, emoções e controlo de impulsos disfuncionais, que se mostram desadaptativos e prejudiciais na vida pessoal e social dessa pessoa, resultando em sofrimento e angústia.

A perturbação de personalidade pode conduzir ao isolamento social, dificuldade em estabelecer e manter relações de proximidade com terceiros, comportamentos extremos de apego ou até mesmo consequências na actividade profissional que a pessoa exerce.

Se sente este tipo de dificuldades, nós acreditamos que o podemos ajudar. Acredite também!

Últimos artigos

16 de abril: Dia Mundial da Voz

16 de abril:  Dia Mundial da Voz «… através da voz, traduzimos quem somos, o que sentimos e como vemos […]

O que são competências socioemocionais?

O que são competências socioemocionais? Tratam-se de competências que se adquirem desde fases muito precoces do desenvolvimento, através da interação […]

Importância do Rastreio da Terapia da Fala

Diagnóstico atempado da Terapia da Fala Este artigo tem como objetivo falar da importância do rastreio em Terapia da Fala […]