Em que contexto surge?

São variadas as problemáticas, desafios e necessidades com que as crianças e os adolescentes se defrontam ao longo do seu desenvolvimento. Sendo que a Comunidade Educativa tem vindo a deparar-se com algumas dificuldades em dar resposta a estas necessidades, quer devido aos recursos escassos disponíveis no contexto escolar quer por falta de celeridade no serviço nacional de saúde, o que tem levado a que muitas crianças e jovens tenham que esperar por longos períodos de tempo para serem avaliados e obter o acompanhamento de um Técnico Especializado.

Neste contexto de carência de recursos na comunidade, o projeto Acredita – Psicologia e Desenvolvimento criou o Núcleo Acredita Escolas.

O que é o Núcleo Acredita Escolas?

É um serviço que pretende apresentar-se como uma alternativa face às dificuldades e/ou ausência de resposta em contexto escolar. Intervém nas escolas do Concelho de Oeiras em vários níveis de ensino (pré-escolar, básico e secundário) e assume-se como um parceiro das escolas, tendo como principais objetivos fornecer Apoio Psicológico, Terapia da Fala e Terapia Psicomotora a todas a crianças e jovens que necessitem destes apoios.

É constituído por uma equipa multidisciplinar que avalia e intervém de forma eficaz com as crianças e jovens referenciados pela Comunidade Educativa. Possibilitando a realização do referido apoio em contexto escolar, através da deslocação do Técnico Especializado à escola, para tal basta que a escola o permita e proporcione as condições necessárias. Esta é a modalidade mais aconselhável, dado permitir uma intervenção no terreno e, ao mesmo tempo, facilitar a concretização destes apoios, uma vez que os pais/encarregados de educação não necessitam de se organizar e despender de tempo em deslocações. Outra modalidade que se disponibiliza é a realização deste apoio nos gabinetes do Acredita-Psicologia e Desenvolvimento localizados em Algés.

Qual a missão do Núcleo Acredita Escolas?

  • Providenciar apoio Psicoterapêutico e Psicopedagógico individual ou em grupo a todos as crianças das escolas parceiras a preços de responsabilidade social;
  • Intervir junto da comunidade escolar ao nível da identificação e sinalização de perturbações do desenvolvimento infanto-juvenil e problemas de saúde mental, bem como da avaliação e intervenção, contribuindo para uma educação mais inclusiva, saudável e segura;
  • Atuar quer numa perspetiva preventiva quer reabilitadora;
  • Colaborar com os professores, analisando as dificuldades do aluno em ambiente escolar e fornecer ajuda na compreensão dos problemas identificados;
  • Realizar avaliações psicológicas e elaborar relatórios acerca das problemáticas identificadas nas crianças e jovens sinalizados;
  • Ajudar a promover o sucesso escolar, através da implementação de medidas adequadas às necessidades específicas de cada criança e jovem em articulação com as escolas;
  • Auxiliar as crianças e jovens a desenvolver as competências necessárias para o seu bem-estar biopsicossocial;
  • Facilitar a aproximação entre a escola e a família.

O Núcleo Acredita Escolas concretiza estes objetivos estabelecendo parcerias e protocolos com as escolas do Concelho de Oeiras onde intervém.

Em síntese:

O Núcleo Acredita Escolas através da realização de protocolos e parcerias com as Escolas do Concelho de Oeiras, pretende contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, colaborando com os professores e educadores, auxiliares da ação educativa e famílias no processo educativo e na promoção da saúde mental, com o fim de criar ambientes de aprendizagem seguros, inclusivos e saudáveis.

Acreditamos que a intervenção dos psicólogos e dos terapeutas no contexto escolar se apresenta como uma mais valia, desempenhando um papel fundamental no aumento da satisfação dos alunos com a escola e com a vida, na diminuição do bullying e da violência, na elevação do compromisso e do envolvimento com a escola, na melhoria do desempenho escolar, na diminuição do absentismo e do abandono escolar, na redução dos problemas de aprendizagem  e dos problemas emocionais, na diminuição dos comportamentos de risco (e.g. abuso de álcool e substâncias, tabagismos, gravidez precoce), na melhoria da regulação emocional e das estratégias de resolução de problemas.

 

 

 

 

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